quinta-feira, 12 de agosto de 2010

“TV e vídeo - os desafios de uso”

Os jovens de hoje estabelecem íntimo e envolvente contato com a televisão e com o vídeo, fruto de sua vivência doméstica. Há um lugar, entretanto, em que tal contato deveria se estabelecer de maneira objetiva e inteligente, mediante o devido preparo para isso: a escola.
Há carência da integração do uso desses meios em projetos pedagógicos consistentes, em integração com o currículo escolar. Curiosamente, muitas vezes não se tem tal preocupação, pois se confia no modo corrente de utilização desses meios, tal como se dá fora da escola. Eis aqui um grande equívoco, com os riscos de desvirtuar a natureza dos próprios meios e também prejudicar o trabalho pedagógico em prejuízo do aluno.
Comumente, o que se vê é a utilização da televisão e do vídeo sem muita propriedade, em ilustrações de aulas tradicionais, ou como modismo, fazendo parte de práticas pedagógicas arcaicas, assim revestidas de pseudo-atualidade. É comum também a falta de uso da Telessala pela falta de conhecimento do acervo e também pela falta de preparo dos professores para atuarem com tal meio.
A nova escola deve, portanto, ultrapassar o costume de utilizar a televisão como mera instrumentalidade, o que reduz as possibilidades de sua utilização como verdadeiro recurso didático-pedagógico.

Um comentário:

  1. Carmelita, parabéns pelo seu blog. Gostei bastante. E mais feliz que você faz parte da Telessala. Juntos vamos lutar pela educação, mostrando que a telessala SIM, pode ser um grande apoio para o fazer pedagógico da escola. Continue sendo esta profissional maravilhosa.

    ResponderExcluir