quinta-feira, 12 de agosto de 2010

TV e vídeo a serviço do ensino e da aprendizagem.

A televisão e a escola sempre tiveram grandes aproximações, embora seus papéis na sociedade sejam distintos. A televisão detém um grande poder de comunicação, razão principal que a torna um lugar do saber. A escola não centraliza mais a transmissão do saber e da cultura como fazia no passado, mas, por outro lado, cabe a ela a formação integral do aluno, na infância, na adolescência e também na idade adulta.
A civilização atual vive mergulhada no ritmo alucinante do mundo das imagens, no mundo da tecnologia. O homem moderno, em constante contato com os meios de comunicação de massa, percebe que ele não está sozinho, onde quer que ele se encontre, aonde quer que ele vá, pois se envolve comumente em algum processo de comunicação.
A televisão é hoje o meio de comunicação de massa de maior inserção social. Assisti-la é muito barato - quase de graça.
O televisor, em termos de bem de consumo, é um dos aparelhos eletrônicos a que se tem mais fácil acesso, graças ao barateamento dos custos ocasionado pela produção industrial em larga escala. Muito já se comentou sobre as casas nas favelas e em outros lugares de baixa renda onde há carência de tudo – até da comida – mas onde se encontra sempre um aparelho de TV - e em cores.
Tão comum no nosso cotidiano é o ato de assistir à televisão que resulta praticamente inimaginável viver sem ela. O acúmulo de horas passadas em frente à tela é grande para todos os segmentos da população.
Para a maioria dos brasileiros, sobretudo para os mais economicamente desfavorecidos, a televisão se constitui na única fonte de informação. Some-se a isto o fato de ser ela também o meio de preencher as horas de lazer, de forma barata e prática. Está em todos os lugares, daí sua importância na vida das pessoas, das mais diferentes classes.
.Por fim, o papel fundamental da escola em relação a esses meios de comunicação é justamente de formar cidadãos críticos, capazes de reelaborar o mundo de informações advindas dos meios de comunicação de massa, aqui figurando principalmente a televisão

Um comentário:

  1. Parabéns Carmelita pelo seu texto.
    Realmente, é papel nosso formar cidadãos críticos frente aos meios de comunicação. Televisão, internet e muitos outros recursos/ferramentas são muito bons, mas seu uso deve ser planejado e muito consciente, senão acaba-se por fazer a utilização por simples modismo.
    Um abraço,
    Sua prima Izaura

    ResponderExcluir