quinta-feira, 12 de agosto de 2010

A Tecnologia na Educação – As Novas Formas de Ensinar...


No mundo globalizado em que vivemos, a integração das mídias se faz necessária, mas para que isso aconteça, precisamos passar por um processo que requer um olhar mais abrangente sobre as novas formas de ensinar e aprender, bem como, de se relacionar como o conhecimento e com o universo. Essa conexão tão necessária a nossa prática, exige de nós disponibilidade e disposição para utilizarmos estes novos recursos pedagógicos, integrando-os aos nossos planejamentos. 
Os aspectos que consideramos mais urgentes e necessários para desenvolver um trabalho pedagógico integrando as mídias no contexto escolar são: recursos e professores abertos ao uso das mídias nas suas aulas. Considerando que o governo vem investindo e equipando ao longo dos anos as escolas públicas com estes recursos, ressaltando que ainda falta muito para atingirmos esse ideal e que, ainda temos muitas escolas em nossa realidade que não tem se quer uma TV.
Nessa circunstância, fica difícil para alguns professores trabalharem com estes recursos tecnológicos, sobretudo, quando em algumas escolas a sua utilização é limitada. Outro agravante na integração do uso das mídias nos planos de aula dos nossos professores é a falta de capacitação e de políticas para a utilização destes recursos que, na maioria das vezes, são enviados para as escolas sem que seja proporcionada capacitação adequada e sem disponibilidade de pessoas para trabalhar com os mesmos, deixando em uma sala fechada e sem nenhuma utilidade.
Por último, vem à falta de interesse de muitos professores em diversificar suas aulas interagindo mídias x conteúdos. Pois, além de despertar nos alunos interesse pelas aulas e conseqüentemente facilitar uma melhor compreensão, ainda vai motivá-los a lidar com essa ferramenta, tão necessária no nosso dia-a-dia. Concluo afirmando que o comodismo é uma das principais causas dessa deficiência e que tem sido motivo de preocupação, visto que, para se ter uma aprendizagem de qualidade se faz necessário acompanhar as mudanças que ocorre no nosso dia-a-dia. Portanto, ao planejar as nossas atividades, devemos levar em consideração essas mudanças que ocorrem fora do contexto escolar que influenciam diretamente na nossa prática educacional.

Um comentário:

  1. Oi Carmelita...
    Seguir seu blog é encher a mente de conhecimentos.
    Parabéns pelos conteúdos postados, já vou adiantando que me ajudou muito, pois Planejamento e Formação são as nossas principais ações.
    ABRACeijos!

    ResponderExcluir